Próstata aumentada causa impotência?

Written by pablo on 05/11/2020 in Saúde with no comments.

A relação que há entre o aumento da próstata e os problemas de ereção ainda é uma questão que desperta dúvidas e incertezas na comunidade médica.

Isso porque é sabido que ambos podem trazer uma série de consequências desagradáveis para a vida do paciente. Quando combinados, então, a preocupação é dobrada.

Acontece que ainda existem muitos mitos sobre a condição de hiperplasia prostática benigna (a próstata aumentada) que devem ser esclarecidos. Portanto, vamos entender um pouco mais a seguir.

Entendendo a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna)

Como o nome sugere, essa condição é caracterizada pelo aumento benigno da próstata, causado pelo acúmulo de células da glândula. Essa é uma alteração que costuma manifestar-se especialmente em uma região chamara zona de transição, que fica em volta da uretra.

A incidência dessa condição, de uma forma geral, tende a aumentar com o aumento da idade. A estimativa é que cerca de 20% dos homens com mais de 40 anos de idade podem apresentar a próstata aumentada.

Para conhecer mais sobre opções de tratamentos leia este artigo sobre Urotrin Recensioni, uma resenha sobre um ótimo tratamento natural.

A testosterona está entre os fatores de risco que aumentam as chances de ter o aumento da glândula pelo estímulo à proliferação celular.

Relação entre impotência sexual e próstata aumentada

A verdade é que existem muitos mitos relacionados aos problemas de próstata e a capacidade masculina de obter uma ereção, lembrando que esses assuntos ainda são grandes tabus para a maioria do público masculino.

O que precisa ser dito é que a próstata aumentada e a impotência sexual possuem mecanismo distintos e que a próstata tem uma papel importante na ejaculação e não na ereção por si só.

Mais do que isso, a função sexual depende de uma série de outros fatores, tais como:

Portanto, basta haver uma alteração em qualquer um desses fatores, que o homem já poderá apresentar algum nível de disfunção, que ocasiona a impotência.

Vale lembrar ainda que algumas doenças prostáticas sim, podem interferir na qualidade sexual, mas elas por si só não podem e nem devem ser consideradas causas diretas da impotência sexual.

O que pode acontecer em alguns casos, é que o aumento da próstata é tanto que acaba pressionando os nervos da região que atuam na ereção. Mais do que isso, alguns tratamentos que são recomendados para essa condição também podem causar impotência.

No entanto, somente o aumento da próstata não é responsável por esse quadro!

Comments are closed.